16 maio 2018

Jean Tirole e a economia do bem comum

Com a presença do Autor foi ontem apresentado na Fundação Calouste Gulbenkian a versão em português do seu livro Economia do bem comum, editado pela Guerra e Paz.

Nesta obra o Autor aborda um vasto conjunto de temas na perspectiva de um mesmo fio condutor: a regulação da economia e o papel do mercado e do estado na prossecução do bem comum,

Jean Tirole aproveita a teoria dos jogos e os modelos matemáticos que nela se baseiam, conjugadamente com a abundante informação estatística hoje disponível, para analisar o modo de funcionamento das economias reais e projectar comportamentos futuros, proporcionando aos decisores, estado e empresas, soluções de optimização das respectivas decisões. 

Na economia real que conhecemos é cada vez maior a concentração do poder económico das empresas e as posições de domínio do mercado (monopólio ou oligopólio). Nestas condições, o mercado não assegura a regulação eficiente nem, muito menos, garante objectivos gerais de sustentabilidade e de desenvolvimento, competindo ao estado promover uma regulação eficiente e um desenvolvimento sustentável.

Neste contexto, ganha relevância o conceito de bem comum e a respectiva construção socio-cultural e política. Por isso não podem ficar de fora do radar do cientista e do investigador em economia questões como a educação de base e o acesso ao conhecimento pelos cidadãos, a sua propensão à participação no debate e nas decisões públicas, ou o seu maior ou menor apreço pela equidade, a justiça social ou a inclusão.

Na perspectiva do autor, a regulação não se confina a um mero exercício de matemática. É, antes, um processo contínuo que põe em confronto distintos jogadores com diferentes objectivos, empresas e estado. É este último que, supostamente, assume os interesses dos cidadãos (os eleitores). 

Jean Tirole foi laureado com o designado Prémio Nobel da economia, em 2014.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos a moderação.