01 março 2018

A Corrupção é a pior das chagas sociais

Recentemente publicado pelas edições Paulinas, o livro intitulado Corrosão – Combater a corrupção na Igreja e na sociedade (entrevista ao cardeal Peter Turkson) mereceu o prefácio do papa Francisco, no qual  o papa  faz uma denúncia severa do fenómeno da corrupção, explicita as suas causas profundas e aponta as gravíssimas consequências sociais. (A corrupção) é mais desastrosa do que a lepra infame, escreve o papa.

Como incentivo à leitura do livro, transcrevo duas passagens:

(…) a corrupção revela uma conduta antissocial tão forte que mina a validade das relações e, portanto, os pilares sobre os quais se apoia uma sociedade: a coexistência entre as pessoas e a vocação para desenvolvê-la. (...) A corrupção destrói tudo isso, substituindo o bem comum por um interesse particular que contamina toda a perspetiva geral.
 
Há uma profunda questão cultural que é necessário abordar. Esta nossa mudança epocal, tempo de crise muito vasta, reflete a crise mais profunda que envolve a nossa cultura. (...) Tudo isso compromete a presença da esperança no mundo, sem a qual a vida perde aquele sentido de busca e de possibilidades de melhoramento que a caracteriza.
 
O prefácio na íntegra pode ser lido aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos a moderação.